LA_Arquivo

Uma recolha de críticas da autoria de Lauro António, aparecidas em diversas publicações portuguesas.

domingo, junho 25, 2006

FRANK DARABONT:
“À ESPERA DE UM MILAGRE”


Frank Darabont assinou até hoje duas longas-metragens e uma curta. Todas elas retiradas de obras de um escritor de sucesso, Stephen King. A "curta" chamava-se “The Woman in the Room”, e creio que poucos a conhecerão em Portugal. A "longa" de estreia foi “Os Condenados de Shawshank” e pode dizer-se que é hoje uma obra de culto para uma certa cinefilia. “À Espera de Um Milagre” tem ainda a curiosidade de se manter fiel ao ambiente de “Os Condenados de Shawshank”: o universo prisional, aqui com a particularidade de tudo se passar no "corredor da morte" (“The Last Walking”, que seria o título original de uma obra de Tim Robbins, com que este filme de Darabont mantém algumas afinidades).
Estamos em meados dos anos 30, numa prisão norte americana, onde existe essa "última caminhada" que conduz à cadeira eléctrica. Guardas e condenados chama-lhe "the green mile", dado que se trata de um caminho de cor verde. Estamos, portanto, em presença de mais um filme sobre a pena de morte. Mas, em lugar de uma obra realista (como algumas mais que ao tema se dedicaram até hoje), esta assume um clima fantástico (ou não estivesse Stephen King na sua origem). Sobretudo com a aparição da figura de um negro de porte majestoso (Michael Clarke Duncan, candidato ao Oscar de secundário), que vai pagar pelo crime de ter morto duas crianças, mas se revela um "bom gigante" com poderes extraordinários, roçando o milagre. A alegoria é óbvia, há mesmo quem vislumbre nesta personagem uma recuperação de Jesus Cristo (ele chama-se John Coffey, J.C.), e tudo aponta para uma caminhada para o calvário e para a martiriologia. Nada a opor, tanto mais que Darabont se diz fascinado pelo cinema de Frank Capra e esta perspectiva o poderia aproximar do tom das suas obras.
Darabont mostra-se até um cineasta com imensas potencialidades dramáticas e o seu filme atinge por vezes excelentes momentos. Mas globalmente falha. E falha, sobretudo, ao nível do argumento, respeitando demasiado o romance de Stephen King que foi inicialmente publicado em fascículos e disso mesmo se ressente. Parece que o escritor começou a obra sem saber como acabava. Foi derivando à medida que ia publicando cada novo episódio. Esse lado errático parece ter sido traumatizando para a unidade global. Há demasiadas personagens, várias histórias paralelas, flash backs aqui e ali, e no final três horas de duração que não se justificam. Começar a história no presente, parece-me um erro (o início e o fim do filme, sobretudo este último, são devastadores). Depois há situações (um guarda sádico, uma preso psicopata, a mulher do director da prisão com um tumor no cérebro, etc.) que nada acrescentam à história central, tal como nos são apresentadas. Uma maior economia de meios teria beneficiado imenso o filme.
Mas há mais. Demasiados guardas muito bonzinhos e um vilão. Demasiados condenados à morte muito simpáticos e um monstro psicótico. Parece que o mundo seria o paraíso, se não houvesse "monstros psicopatas". Este maniqueísmo revela-se de uma ligeireza de conceitos por vezes antipático. Percebe-se que, sem o querer afirmar de forma implícita, este seja um filme contra a pena de morte. Mas, também aqui a obra falha. Poderá concluir-se até que algumas penas de morte se aceitam, mas que as injustiças é que são revoltantes. Tudo isto reduz o alcance deste título, que nos mostra um Frank Daranbont muitos furos abaixo de “Os Condenados de Shawshank”. Com uma ressalva: a interpretação é globalmente excelente. Tom Hanks ao seu nível, David Morse muito bom, Sam Rockwell excelente, Harry Dean Stanton brilhante e Michael Clarke Duncan absolutamente inesquecível. Pena o filme não os merecer.

À ESPERA DE UM MILAGRE (The Green Mile), de Frank Darabont (EUA, 1999), com Tom Hanks, David Morse, Bonnie Hunt, Michael Clarke Duncan, James Cromwell, Graham Greene, Sam Rockwell, Harry Dean Stanton, etc.; 188 mn; M/ 18 anos. in "A Bola" de 16.04.2000

1 Comments:

At 10:03 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Looking for information and found it at this great site... » » »

 

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile