LA_Arquivo

Uma recolha de críticas da autoria de Lauro António, aparecidas em diversas publicações portuguesas.

sábado, junho 24, 2006


WILLIAM FRIEKIN:
"COMPROMISSO DE HONRA"


Há já alguns anos que nada se sabia, ou muito pouco se via em écrans portugueses, de William Friedkin, um cineasta norte americano que nos anos 70 nos deu "O Exorcita", "French Connection", "The Boys in the Band", e na década seguinte ainda conseguiu ser notado em "Cruising" ou 2Viver e Morrer em LA". Depois foi mais ou menos o silêncio e a travessia do deserto, voltando agora com "Compromisso de Honra", um "filme de tribunal", que aborda um caso da diplomacia e da intervenção militar dos EUA em terras do Próximo Oriente.
O Coronel Hayes Hodges (Tommy Lee Jones) e o Coronel Terry L. Childers (Samuel L. Jackson) foram colegas na guerra do Vietname, onde atravessaram os maiores perigos. Childers salvou mesmo a vida de Hodges numa batalha perdida. Anos depois, Hodges que ficou ferido e se viu colocado atrás de uma secretária, é homenageado por passar à vida civil. Por essa altura, Childers é chamado a intervir no Ieman, para libertar o Embaixador dos EUA, que se encontra enclausurado na Embaixada, rodeado pelo povo amotinado, que ataca com armas de todo o género e slogans anti americanos. A situação é crítica, Childers tem de intervir, dá ordem de atirar sobre os manifestantes e o resultado é um massacre que se salda por várias dezenas de mortos entre civis. Massacre aproveitado pelo governo do Ieman e pela comunicação social internacional para uma campanha contra os EUA.
Aqui a situação torna-se muito clara para o governo: arranjar um bode expiatório (Childers), levá-lo a tribunal militar, e esperar que as coisas amainem com o crucificação de um militar, mesmo que para tanto seja necessário destruir provas. Hodges, que é advogado, é chamado por Childers para ser seu defensor, e o resto é o que se passa no tribunal. Nada de muito excitante, apenas um filme bem oleado e bem interpretado por actores acima de toda a suspeita. Mas de William Friedkin fica-se à espera de melhores tempos.

**** COMPROMISSO DE HONRA (Rules of Engagement), de William Friedkin (EUA, 2000), com Tommy Lee Jones (Coronel Hayes Hodges), Samuel L. Jackson (Coronel Terry L. Childers), Ben Kingsley (Embaixador Mourain), Blair Underwood (Capitão Lee), Anne Archer (Mrs. Mourain), Guy Pearce (Major Mark Biggs), Philip Baker Hall (General H. Lawrence Hodges), etc. 128 min; M/ 12 anos. in "A Bola", de 1.10.2000

eXTReMe Tracker Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile